September 22, 2017

O que é Blockchain

O QUE É BLOCKCHAIN

Conheça sobre a poderosa tecnologia por trás do Bitcoin.

A tecnologia que tem a capacidade para alterar a forma como trocamos todos os nossos tipos de propriedades, desde dinheiro ou registros de estoques, passando por propriedades físicas como carros e casas e chegando à ativos impalpáveis como idéias, votos ou informações, está se tornando a cada dia fica mais utilizada e reconhecida. Mas Afinal de contas: O que é blockchain?

Em meados de 2008, Satoshi Nakamoto (um pseudônimo utilizado por uma pessoa ou um grupo de indivíduos) escreveu o artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System. Nele, Satoshi descrevia uma forma segura, transparente e descentralizada de realizar transações de uma pessoa a outra sem a necessidade do intermédio uma terceira parte. Aqui é importante esclarecer a ideia de confiança. No atual modelo que utilizamos os bancos, as operadoras de cartão ou os gateways de pagamento são responsáveis por estabelecer a confiança entre as partes transacionantes. A VISA, Banco do Brasil ou o PayPal asseguram a confiança entre as partes que realizam a transação financeira e faz a operação. Essas operações são centralizadas, reguladas e taxadas por essa unidade central

Em 03 de janeiro de 2009, Satoshi inventou o sistema de moeda virtual chamado Bitcoin. Esse sistema usa o blockchain como tecnologia adjacente. Com o Blockchain, a confiança entre as partes é alcançada através de criptografia, sofwares inteligentes e colaboração. O Blockchain possibilita que pessoas se confiem, mesmo sem se conhecerem. Ele é conhecido como "O Protocolo da Confiança".

Blockchain é o registro descentralizado, transparente e que guarda todos os registros de transações da rede - em exemplo, do Bitcoin - desde o início de sua criação. É um banco de dados distribuído que é compartilhado por todos os participantes que compõem a rede, atualizados e verificado pelos mineradores e onde nenhum dos participantes possui seu controle ou propriedade.

Podemos pensar no Blockchain nos dias atuais como as pessoas imaginaram a Internet nos anos 90. Uma tecnologia com uma infinidade de classes de aplicação econômica, científica, comercial e social. Com a capacidade de descobrir, avaliar, transferir e validar qualquer coisa. Tendo o potencial de reconfigurar e otimizar a coordenação de toda atividade humana em uma escala tão grande como nunca foi possível antes.

Moeda e Pagamentos são somente as primeiras aplicações


O que é Blockchain - Blockchain como um paradigma

Figura 1 - Blockchain como um paradigma de disrupção tecnológica


Ok, mas que historinha hein?! Mas afinal de contas, O QUE É BLOCKCHAIN?!

"É como uma grande planilha em branco que é processada em milhões de computadores ao redor do mundo", segundo Don Tapscott autor de mais de 15 livros sobre tendências em negócios na internet.

O Blockchain, em seu modo mais simples de ser entendido é um banco de dados. Vários autores o exemplificam como um livro-razão.  Um sistema de registros distribuído inviolável, altamente resistente a ataques e muito mais eficiente do atual modelo que utilizamos.

Se um hacker quisesse roubar os registros de alguma transação realizada na rede do Bitcoin por exemplo, teria que invadir todos os computadores que compõem a rede ao mesmo tempo, o que torna essa ação computacionalmente impossível de ser realizada. Sua arquitetura é uma estrutura de dados pública, distribuída entre os vários nodes (computadores) que formam a rede.


MODELOS DE REDES EXISTENTES

MODELOS DE REDES EXISTENTES


As aplicações práticas que são possíveis com o uso do Blockchain chamaram a atenção dos desenvolvedores. Sua natureza aberta e distribuída e seu aspecto programável e customizável, são pontos atraentes para a sua utilização no desenvolvimento de sistemas dos mais diversos tipos, como comerciais, financeiros, científicos, sociais, governamentais, etc.

Quando se fala em Blockchain, geralmente as pessoas pensam no unicamente no Bitcoin. Entretanto, a realidade é que cada moeda virtual possui seu próprio Blockchain. Por exemplo o Ethereum possui seu próprio protocolo e seu próprio Blockchain, tal como a Decred ou a Litecoin. Cada protocolo de cada moeda virtual possui características peculiares que vão depender do propósito da tecnologia.

O Blockchain tem o potencial de tamanha disrupção tecnológica, que ela pode reconfigurar todos os aspectos de uma sociedade e suas operações e mudará para sempre nosso conceito de propriedade e confiança. Entretanto, a tecnologia ainda não está madura o suficiente para ter sua adoção em massa e tal como outras tecnologias revolucionárias, irá levar algum tempo para ser utilizada com todo seu potencial de aplicação.