September 21, 2017

Como comprar Bitcoin?

COMO COMPRAR BITCOIN

Uma dúvida comum e que apesar de ser um processo simples acaba gerando confusão para a grande maioria das pessoas

Agora que já foi explicado sobre O que é o Bitcoin e Como funciona o Bitcoin, vamos aprender a adquirir nossas preciosas frações da moeda virtual. Para muitas pessoas, como comprar bitcoin pode se tornar uma tarefa estranha à primeira vista, mas veremos que é mais simples do que muitas outras tarefas que estamos acostumados a fazer.

O bitcoin está se tornando mais conhecido do que nunca devido a sua alta valorização nos últimos anos. Parece que sua tecnologia utilizada, o blockchain, está finalmente começando a ganhar seu devido espaço. A criptomoeda (moeda digital criptografada) já começa a fazer parte do porfólio de investimentos de milhares de pessoas.

Investir em bitcoin é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que pensam em aumentar seu capital. Entretanto pode-se tornar trabalhoso e gerar dúvidas a partir do momento em que comprar bitcoins é de fato um processo tecnológico que demanda alguns passos. Consequentemente, aquele seu tio de 65 anos pode não conseguir tão facilmente garantir suas preciosas frações de bitcoin. Como resultado dessa dificuldade, as pessoas ouvem falar sobre bitcoin, se tornam interessadas (na maioria das vezes duvidosas) e gostariam de investir. Entretanto não sabe nem por onde começar.

Por isso resolvi escrever esse "guia" como uma espécie de passo-a-passo para quem quer começar a investir no fascinante mundo do criptomercado.

Certa vez, em um passado distante, um sábio homem disse:

"Uma imagem vale mais do que mil palavras"

COMO COMPRAR BITCOIN

Comprar bitcoins é mais fácil do que investir em poupança, pouca burocracia, não existe barreiras de entrada - você pode começar investindo R$50,00 por exemplo, e o melhor de tudo, é você quem realiza todo o processo.

Para começar crie sua conta em uma corretora. Transfira dinheiro do seu banco para a corretora e então compre bitcoins dentro da plataforma escolhida. As corretoras mencionadas na imagem são FOXBIT, MERCADO BITCOIN e LOCALBITCOINS. É importante deixar claro que o LocalBitcoins não é uma corretora, mas sim uma plataforma P2P de compra e venda de bitcoins, ou seja, é negociado diretamente entre pessoas e não com uma empresa.

Com os bitcoins comprados, decida se quer fazer trading, que é investir em outras altcoins, comprando-as com bitcoins ou somente guardar seus preciosos bitcoins. Se optar pelo trading, as exchanges citadas na imagem são BITFINEX, POLONIEX e BITREX.

Se seu desejo for apenas guardar os bitcoins e esperar sua valorização, as wallets representadas acima são BLOCKCHAIN WALLET, MYCELLIUM e ATLAS QUANTUM (que na verdade é um algoritmo de arbitragem automatizada de bitcoins, explicado melhor abaixo).

É de grande importância deixar claro aqui que essas foram as minhas escolhas e as experiências que eu tive. Existem diversas outras opções de corretoras, exchanges ou wallets - em um post futuro explicarei as diferentes formas de guardar seguramente seus bitcoins.

ESCOLHA SUA CARTEIRA

A sua wallet (carteira) é o software onde você armazena seus bitcoins. Essa carteira permitem enviar e receber bitcoins quando necessário. A carteira é composta por uma chave privada que é utilizada para acessar endereços de bitcoins públicos. Esse endereço pode ser visualizado como um e-mail que você recebe e envia informações para outra pessoa.

Uma rede de endereços exclusivos que fazem parte de um único registro, o blockchain.

Bitcoin é uma rede de endereços exclusivos que fazem parte de um único registro.

Um bitcoin (ou uma fração de bitcoin) é simplesmente um registro no blockchain, é um bem digital que reside dentro desse registro. Não há bitcoins nas carteiras dos usuários. O que cada um guarda são as chaves privadas, que permite a seu detentor transferir bitcoins associados a um determinado endereço.

A função de uma carteira digital é armazenar um conjunto de chaves privadas associadas a endereços públicos adequados a receber bitcoins. Quem detiver uma determinada chave privada, será o proprietário dos bitcoins associados a essa chave. Posse implica propriedade. É necessário sempre estar atento e seguro de que você é o único que detém posse das suas chaves privadas.

Existem diferentes tipos de wallets. De aplicações Web a hardwares. No site oficial do Bitcoin, existe uma página aonde é possível visualizar os principais tipos de wallets, suas características e outras informações importantes. Nesse outro site é mostrado vários tipos de carteiras para armazenar bitcoins. Abaixo são exemplificadas algumas wallets populares:

Aqui é necessário deixar claro a importância de manter seus bitcoins seguros. Por exemplo, quando você compra bitcoins e os guarda na exchange, ele está sob custódia da empresa, e não sua. Tecnicamente, o que a exchange faz é guardar sua chave privada pra você. Evidente que isso não é uma ideia muito inteligente. Para pequenas quantias da moeda virtual, pode até não ser problema, mas para grandes quantias, é extremamente necessário ser o proprietário das suas chaves privadas e guarda-las em segurança.

As carteiras de Bitcoin são seguras? Dependendo do modo como elas são gerenciadas, sim. As chaves privadas são armazenadas em sua carteira e são a única maneira de acessar os dados de um determinado endereço bitcoin. Se a chave privada for perdida, você perde todo seu saldo de bitcoins. Carteiras de bitcoins são seguras desde que não seja perdida ou compartilhada com terceiros.

FAÇA SEU CADASTRO EM UMA CORRETORA

No brasil existem várias corretoras para comprar bitcoins. A diferença entre elas está nas taxas e comissões pagas por compra e venda da moeda digital. Os limites de saques e depósitos tanto para dinheiro como para bitcoins também variam de uma exchange para outra. Para análise de qual a melhor opção, é necessário visitar o site da corretora e verificar quais são as taxas e limites de cada uma.

Abaixo estão 4 exemplos de exchanges brasileiras para comprar bitcoins:

Após escolher a exchange, é necessário fazer o cadastro informando alguns dados. Dependendo da corretora antes de tudo será necessário enviar documentos para validar a conta e então poder realizar as operações de compra e venda de bitcoins.

Geralmente, quanto mais informação você fornecer, mais protegida estará a sua conta e maiores limites de saque ou depósito estarão disponíveis para você. Aqui é especialmente relevante mencionar que a desvantagem disso é que você estará fornecendo informações pessoais sensíveis para uma empresa e a principal vantagem é o aumento significativo na segurança e proteção da sua conta.

TRANSFIRA DINHEIRO PARA A CORRETORA

Depois do envio dos documentos e dependendo da exchange, sua conta pode demorar alguns dias para ser validada. Após a validação, sua conta estará pronta para comprar bitcoins, tudo que você precisa fazer é uma transferência para a conta da exchange.

Normalmente as opções de banco para depositar são: Banco Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander.

Exemplo de depósito em Reais na Foxbit

Acima é exemplificado como criar a ordem de depósito/transferência na exchange Foxbit. Após realizar a transação, é necessário enviar uma foto com o comprovante pelo próprio sistema da exchange. Algumas horas depois, com o saldo em conta, você compra bitcoins como se fosse no mercado de ações. Simples e fácil.

Da mesma maneira que você compra bitcoins, você também os vende nas exchanges e pode fazer o saque para a conta bancária cadastrada. Tanto na FoxBit como na Walltime, o depósito e o saque de reais não tem taxas, outras exchanges as taxas podem variar entre 1% a 2%.

FAÇA SEUS BITCOINS AUMENTAREM

Se você comprar 1 bitcoin hoje, você tem 03 opções:

A primeira é deixa-lo guardado em uma carteira ou na própria corretora (o que não é indicado para grandes quantidades) e esperar a valorização do bitcoin. Daqui a 1 ano você terá a mesma quantidade de bitcoins, mas possivelmente terá uma maior quantidade em reais/dólares. Essa estratégia é chamada de buy and hold.

A segunda é envia-lo para alguma exchange mencionada acima e comprar altcoins. Essa estratégia é chamada trading e não é indicada para os iniciantes devido ao alto risco. É necessário um estudo aprofundado e cauteloso sobre a tecnologia que se pretende investir e também o momento oportuno de comprar e vender. Altcoins podem render lucros astronômicos, mas também pode te fazer perder valiosas frações de bitcoins.

A terceira opção é enviar seus bitcoins para uma plataforma de arbitragem automatizada de bitcoins. Arbitragem é a análise sobre a variação do valor em várias corretoras/exchanges que vendem bitcoins. Compra-se bitcoins mais barato em uma corretora e os vende em outra por um preço maior.

A plataforma Atlas Quantum é pioneira na arbitragem automatizada de bitcoins no Brasil. Essa é também uma opção no entanto, não é recomendada. A Atlas por exemplo não fornece nenhuma transparência sobre a arbitragem, é possível que nem mesmo exista um bot que faça tal arbitragem. Ao que parece é mais um esquema ponzi disfarçado de startup. Portanto é necessário tomar muito cuidado. Isso sem falar nas taxas absurdas pra retirada de bitcoin, o qual são denominadas "taxas da blockchain", mas que na verdade estão muito além das taxas reais cobradas.

A melhor opção de guardar seus bitcoins é realmente utilizar uma carteira e manter suas chaves privadas de forma segura, realizando backups em vários locais e de forma offline. Deixar em uma exchange, uma plataforma de arbitragem ou qualquer opção que uma empresa mantenha seu saldo para você é uma opção, no entanto pode não ser a melhor delas

Em resumo, comprar bitcoins é muito mais fácil do que investir na bolsa de valores comprando ações de alguma empresa. A internet nos possibilita fazer coisas incríveis sem sair de casa. Investir na sua liberdade financeira através de tecnologias distribuídas é uma delas.

Eu aposto fortemente nas criptomoedas e na tecnologia blockchain e acredito que em pouco tempo estaremos vivendo uma era de prosperidade e liberdade para muitas pessoas que hoje permanecem à deriva de grandes instituições reguladoras centralizadas. Eu acredito que o Bitcoin é revolução do dinheiro.