September 21, 2017

Sia (SC)

[SIA]

Armazenamento em nuvem distribuído utilizando blockchain

Sia Armazenamento em Nauvem Distribuído utilizando Blockchain

O QUE É SIA?


Faça uma pergunta a si mesmo: E se você pudesse alugar o armazenamento em disco não utilizado de todos os computadores do mundo e uni-los em um mercado livre mundial de cloudstorage (armazenamento em nuvem)? Foi exatamente essa a ideia do time de desenvolvimento da SIA e em junho de 2015 desenvolveram uma plataforma de armazenamento descentralizada, utilizando a capacidade da tecnologia blockchain.

Os usuários SIA, que podem ser pessoas de qualquer lugar do mundo, contribuem com espaço em disco não utilizado em seus computadores para efetivamente formar uma rede de armazenamento distribuída (decentralized cloud storage).

Armazenamento em Nuvem Descentralizado

A rede da esquerda é um exemplo de nuvem centralizada (arquitetura utiliza por Dropbox ou Amazon) e a rede da direita é o modelo de nuvem descentralizada utilizado pela Sia.

A plataforma Sia é uma combinação de criptografia pesada, smartcontracts e codificação de alto nível, que garantem armazenamento em nuvem seguro, privado e confiável em toda a rede, sem a possibilidade de terceiros interferirem ou influenciarem de forma alguma.

COMO FUNCIONA A SIA?


Qualquer pessoa pode alugar ou fornecer armazenamento ocioso de seu próprio computador na rede da SIA, utilizando como forma de pagamento e recebimento, siacoins.

Hospedagem de arquivos é uma tarefa séria e exige comprometimento. Em uma rede descentralizada, os provedores (conhecidos como hosts) competem entre si para fornecer melhores taxas por uma determinada quantidade de armazenamento, funciona como um livre mercado.

O blockchain da SIA realiza contratos de armazenamento “inteligentes”, que são responsáveis pelas transações de aluguel do armazenamento na rede. O smartcontract da rede somente realiza o pagamento ao host após ele ter mantido o arquivo por um determinado período de tempo. A maneira como a rede Sia opera, reduz drasticamente a barreira de usuários comuns e empresas à entrada no armazenamento em nuvem descentralizado. Pelo seu caráter descentralizado utilizando o blockchain, a rede da SIA é muito mais segura se comparada à grandes players de cloudstorage atuais como Amazon e Dropbox.

Mas você pode se perguntar, por que as pessoas iriam querer pagar microcentavos para guardar seus arquivos numa rede formada por milhares de outros computadores, ou seja, por que armazenar seus dados em outros computadores de pessoas como você, sendo que poderia utilizar 15GB de grátis no Google Drive ou Dropbox? Uma resposta atrativa é que seus arquivos são realmente seus e ninguém, nem mesmo o time de desenvolvimento da Sia, em teoria, conseguiria acessá-los se não tiver conhecimento da sua chave privada para descriptografar os arquivos. O que as grandes empresas fazem é basicamente guardar suas chaves privadas para você.

O que essas empresas, além de ter acesso a boa parte as suas informações pessoais e privadas, podem fazer, é “fornecer” informações sensíveis para outras empresas interessadas em formular padrões de comportamento e consumo em massa, na era do big data as possibilidades são infinitas. As atuais cloudstorages centralizadas também possuem pontos críticos que podem afetar a disponibilidade, segurança, integridade e latência das informações, o que são pontos fortes de cloudstorages descentralizadas, como a SIA.

Na rede da SIA, você não precisa nem fornecer seu nome, basta fazer o download do software SIA-UI e começar a utilizar para fornecer ou alugar armazenamento. Para os desenvolvedores que desejam utilizar a SIA como infraestrutura para suas aplicações, basta fazer o download do software SIA-DAEMON e dar uma olhada na documentação.

Comparação do Preço da SIA com outras cloudstorages

Comparação do Preço da SIA com outras cloudstorages

O objetivo a longo prazo da rede SIA é tornar-se a espinha dorsal do armazenamento na Internet, formando uma rede descentralizada de datacenters que, em conjunto, compõem a plataforma de armazenamento em nuvem mais rápida, econômica e segura do mundo. Para usuários finais, filmes, música, arquivos pessoais e grandes backups serão armazenados e disponibilizados na rede. Para grandes empresas como Dropbox e Amazon, pode servir de infraestrutura de armazenamento para seus serviços. Essas empresas poderiam obter grandes vantagens em utilizar a SIA como backend para suas aplicações.