September 21, 2017

Lisk (LSK)

[LISK]

Plataforma para desenvolvimento de aplicações descentralizadas utilizando JavaScript

Lisk Plataforma para criação de aplicações descentralizadas

O QUE É LISK?


Lisk é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações descentralizadas (de forma similar ao Ethereum) com foco na utilização da linguagem JavaScript. Lisk é também um token (criptomoeda), que é utilizada para realizar transações dentro e fora do ecossistema da plataforma Lisk.

O Lisk App SDK é um framework para desenvolvedores programarem suas próprias sidechains. Uma sidechain pode ser entendida como uma cópia independente do blockchain original e que funciona em paralelo a ele, e podendo ser utilizada juntamente com outras sidechains. Essa arquitetura permite adicionar funcionalidades específicas a cada sidechain (aplicação ou serviços), sem ter a necessidade de modificar o código da blockchain original. Esse forte recurso da Lisk, torna seu ecossistema modular e independente, além de ser uma solução para o problema de escalabilidade, enfrentado nos dias atuais pelo Bitcoin e também pela rede do Ethereum.

COMO FUNCIONA A LISK?


O desenvolvimento orientado a sidechains permite que qualquer aplicação desenvolvida na plataforma Lisk tenha suas próprias especificações, parâmetros, e os tipos de transações podem ser modelados para encaixar perfeitamente nas necessidades da aplicação desenvolvida. A sidechain é um blockchain independente e completamente customizável, livre de poluição ou spam da mainchain ou outras sidechains.

Exemplo de sidechains na rede da Lisk

Exemplo de sidechains na rede da Lisk

Essa arquitetura permite que inimagináveis aplicações sejam escritas no ecossistema Lisk. Muito interessante é que, no caso de alguma dessas sidechains necessite de um hardfork (uma divisão em duas), seja por um bug ou qualquer outro motivo, apenas a própria sidechain precisa ser hardforked (dividida), deixando a mainchain íntegra e imutável.

É interessante pensar na ideia de sidechains como sendo post-its colocados em um livro, os post-its são comparados às sidechains e o texto original do livro é comparado à mainchain. Os post-its acrescentam conteúdo ao texto original, mas sem modifica-lo, assim acontece no ecossistema Lisk.

LISK PARA USUÁRIOS E PARA DESENVOLVEDORES


Lisk para desenvolvedores:

- Um diretório para criar serviços e aplicações descentralizadas (tal como google play para aplicativos ou microsoft azure para serviços) e distribuí-los a usuários interessados.

- Um robusto ecossistema financeiro para alavancar aplicações de forma rápida.

- Uma rede em evolução com um conjunto de recursos e aplicações cada vez maior.

Lisk para usuários:

- Lisk seria o local de busca para todos os tipos de aplicações descentralizadas que utilizam blockchain

- Lisk se torna o centro diário de interações financeiras, sociais e de entretenimento descentralizadas

- Um conjunto de aplicativos, todos usando o token LSK para utilizar os recursos.

O QUE PODE SER FEITO COM A LISK?


Com a plataforma Lisk pode ser criado qualquer coisa que se imagine. Por exemplo, redes sociais descentralizadas, mensageiros, jogos de realidade virtual, aplicações financeiras, predições de mercado, plataformas de cloudstorage, plataformas de e-commerce, aplicações para IoT (Internet of Things) e uma outra infinidade de coisas, tudo rodando de forma descentralizada.

Lisk pode ser utilizada também para desenvolvimento de serviços, que são uma sub categoria de aplicações no blockchain. Esses serviços permitem desenvolver algo muito específico, criado para realizar determinada tarefa. Alguns exemplos de serviços no blockchain:

- Simples formulários para diversos websites com informação pessoal criptografada.

- Captar opiniões sobre produtos ou o resultado de algum evento em tempo real.

- Armazenar imagens e arquivos em uma nuvem criptografada e descentralizada.

A grande sacada de desenvolver esses serviços (e também uma das maravilhas do desenvolvimento de software moderno) é que eles estão todos conectados na mainchain e no ecossistema. Isso significa que com o passar do tempo e o aumento natural do interesse por parte dos desenvolvedores em utilizar a plataforma, as aplicações disponibilizadas no blockchain da Lisk podem se tornar mais complexas e variadas.

Sendo assim, é possível utilizar várias sidechains em conjunto tal como o uso de plug-ins em um website, para melhorar vários aspectos e acrescentar funcionalidades, por exemplo como o wordpress possibilita. Tais como bibliotecas e ferramentas, para construir aplicações mais completas com finalidades e recursos poderosos. “O todo se torna maior do que a soma das partes”.