September 21, 2017

Golem (GNT)

[GOLEM]

Um supercomputador global distribuído

Golem: Supercomputador Global Descentralizado

O QUE É GOLEM?


Golem é um supercomputador global formado por uma rede descentralizada de usuários utilizando a tecnologia blockchain. Na rede da Golem, qualquer pessoa, utilizando de notebooks a grandes servidores, pode alugar seu poder de processamento e disponibilizado para a nuvem.

Os usuários da Golem Network poderão usar a plataforma para realizar tarefas computacionais complexas, como por exemplo: grandes renderizações 3D, pesquisas científicas, análises de dados, aprendizado de máquina e basicamente, qualquer outra aplicação que demande um grande poder de processamento computacional, onde seria muito custoso dispor de uma infraestrutura centralizada para a realização da tarefa.

Suponhamos que você trabalhe com computação gráfica e precise renderizar um projeto que está realizando. No entanto seu computador tem uma placa de vídeo mediana, o processador não é dos melhores e fazendo os cálculos o processo levaria algumas boas horas ou até dias para ser realizado. Com o uso da tecnologia de processamento distribuído, o que aconteceria é o seguinte: Você alugaria poder de processamento da rede distribuída e seu trabalho seria feito com o processamento em conjunto de vários computadores em volta do globo. O resultado é que você economizaria tempo e gastos com energia elétrica e recursos computacionais. Para tal, você realizaria o pagamento em tokens (criptomoedas) golem, conhecido como GNT.

Pense nisso como um Airbnb para computadores. Se você tem um computador com poder de processamento ocioso, poderá alugar seu poder computacional para a rede e ser pago por isso. Assim, Golem cria o primeiro mercado de transferência poder computacional peer-to-peer no mundo.

COMO FUNCIONA A GOLEM?


Como qualquer projeto utilizando a tecnologia BlockchainGolem funciona em uma rede peer-to-peer (P2P), o que significa que não existe um servidor central. Pessoas que desejam realizar alguma tarefa na rede e aquelas que desejam alugar seus recursos computacionais ociosos transmitem suas ofertas. A plataforma Golem combina requisitantes e provedores levando em conta preço, reputação na rede e performance da máquina. As tarefas são divididas em várias subtarefas que são distribuídas pela nuvem para serem processadas por centenas de computadores, depois voltam para o requisitante para formar o resultado final.

Após isso o resultado passa por uma verificação para saber se os dados são confiáveis. A verificação pode ocorrer através de comparação de resultados entre diferentes provedores, análise de logs, ou utilizando o sistema Proof-of-Stake(POS). Apenas após passar pela verificação os provedores são pagos.

Os pagamentos são feitos dentro da rede usando Golem Tokens (GNT). Os GNT são tokens que usam a plataforma Ethereum para realizar suas transações. Por meio de contratos inteligentes, pagamentos podem ser feitos diretamente entre requisitantes, provedores e desenvolvedores, sem a mediação de terceiros.

O QUE PODE SER FEITO COM A REDE DA GOLEM?


As aplicações imagináveis para a rede Golem são inúmeras, considerando que nos dias atuais o poder de processamento computacional para realizar descobertas científicas e atingir resultados é um fator extremamente relevante em qualquer projeto. Abaixo alguns exemplos onde a tecnologia de processamento distribuído Golem poderia ser utilizada:

Pesquisa Científica: Pesquisas com cadeias  e sequenciação de DNA; busca de vida fora da terra; modelos matemáticos utilizando big data para predição do clima, levantamento e qualificação de padrões ou análise de dados de experimentos farmacêuticos são apenas algumas das aplicações possíveis na plataforma golem no contexto da pesquisa científica.

Renderização Gráfica: Animações para filmes, renderização em CGI, criação de jogos, projetos arquitetônicos e qualquer outro tipo de renderização de imagens que demande grande poder de processamento serão facilmente realizados quando a rede da golem estiver com uma grande quantidade de nodes.

Inteligência artificial: Qualquer projeto que envolva aprendizado de máquina pode se beneficiar da tecnologia. Do aumentar a dificuldade de um computador em um jogo de xadrez até melhorar a taxa de aprendizado de um carro autônomo, por exemplo.

Análise de dados: Análise de grandes lotes de dados, como dados contábeis, análises de mercado e dados geográficos e topográficos, que poderão ser feitas em pouco tempo utilizando o supercomputador Golem.

Site

Reddit

Github

Facebook

Twitter

Whitepaper

Roadmap

Blockchain