September 21, 2017

Ark

[ARK]

Uma solução para a adoção em massa das criptomoedas

ARK - Soluções em massa para a adoção da tecnologia Blockchain

O QUE É ARK?

ARK tem como objetivo criar uma solução all-in-one para consumidores, desenvolvedores e para a arquitetura cross-chain. O projeto também quer ajudar outras criptomoedas a alcançar a almejada adoção em massa, como descrito em seu whitepaper.

Muitas barreiras afastam os consumidores de comprar ou usar uma criptomoeda específica. Essas barreiras podem ser tecnológicas ou mesmo impostas por entidades governamentais, como duras regulações ou proibições. Esses processos podem ser problemáticos e a ARK foca em  aumentar a adoção de consumidores - da tecnologia blockchain - especificamente trabalhando em dois importantes aspectos de um blockchain: uma rápida e segura tecnologia combinado com serviços práticos orientados a pessoas comuns.

POTENCIAL SOLUÇÃO


Em primeiro lugar, o time por trás da ARK está desenvolvendo uma plataforma perfeita para os consumidores. O principal ponto é que a wallet da ARK possui uma excelente usabilidade, tornando-se muito fácil para ser usada por uma pessoa comum, sem a necessidade de um conhecimento tecnológico mais avançado.

A carteira foi desenvolvida para Windows, MacOS, Linux e Ubuntu e mesmo se você não usar nenhum desses sistemas operacionais - o que é improvável -, sempre poderá optar pela paper wallet, web wallet ou mobile wallet (Android e iOS).

Interface da wallet ARK

Em acréscimo e não menos importante, velocidade é essencial para a adoção em massa almejada pelo time de desenvolvimento da ARK. A cada 8 segundos um novo bloco é criado, sendo um dos blockchains mais rápidos ja criados. Para esse tempo de criação de bloco tão rápido, ARK utiliza um algoritmo de consenso chamado "Delegated Proof os Stake".

ARK pode ser facilmente utilizada por desenvolvedores, pois possui código aberto no GitHub, o que significa que é facilmente acessível e modificável. Um exemplo poderia ser se um desenvolvedor quisesse implementar um blockchain que é compatível com a tecnologia SmartBridge provida pela ARK.

SMARTBRIDGES


A tecnologia SmartBridge é um mecanismo que fornece à qualquer blockchain a habilidade para se conectar e comunicar com qualquer outro blockchain. Basta implementar um pequeno código dentro do blockchain do qual quer se comunicar como o do Bitcoin ou do Ethereum e pronto, eles estarão conectados à rede da ARK. Isso permite que desenvolvedores utilizem uma linha de comando pela wallet da ARK e executem comandos em qualquer blockchain compatível.

Criptomoeda Ark Tecnologia Smartbridge

O que pode ser feito com Smartbridges talvez seja a razão para a existência da ARK. Será interessante visualizar como ela irá ajudar e evoluir dentro do mundo das criptomoedas.

Essa tecnologia irá permitir que ARK seja escalável, utilizando sidechains - assim como o projeto  LISK - para a criação de smartcontracts. Escalabilidade é um dos grandes problemas já enfrentados pela rede do bitcoin, ethereum e muitas outras criptomoedas, e ARK inteligentemente resolve isso.

A tecnologia Smartbridge realiza a comunicação entre os blockchains utilizando uma sessão especial de dados chamada Vendor Fields e nós especiais Encoded Listener que vasculham esses dados em busca de tarefas que podem ser executadas.

Ok, mas o que isso significa?

Para que a ARK se torne o intermediário entre as blockchain, cada uma delas precisa de um pequeno trecho de código implementado. Tal código é de fácil inserção e não prejudica qualquer blockchain. Basta esse pequeno trecho de código ser inserido em qualquer blockchain compatível e já está pronto. Então se você quiser acionar um evento em um blockchain por meio de outro, basta verificar se ele é compatível com o SmartBridge. Se for, então você pode emitir uma transação SmartBridge para qualquer blockchain compatível através da carteira da ARK e então as possibilidades são infinitas.

Veja o exemplo a seguir:

Exemplo 1: Se você quisesse acionar um contrato inteligente baseado em Ethereum, mas possui apenas ARK, você poderia simplesmente enviar as instruções através do SmartBridge da ARK, direto de sua carteira para acionar o evento. O código embutido na cadeia do Ethereum está sempre atento a uma transação utilizando SmartBridge da ARK, coletará essas informações e acionará a função para emitir um contrato.

Exemplo 2: Você deseja emitir uma entrada de registro no blockchain Factom, mas você só possui ARK. Bastaria ir na sua carteira ARK, digitar as informações e instruções corretas para a blockchain FCT, utilizando SmartBridge. Apenas isso, agora a cadeia da Factom recebe as informações e age de maneira apropriada.

Para finalizar, creio que se a equipe da ARK conseguir construir um ecossistema - o que eu acredito que será possível em breve -, poderemos ver a ARK se tornando um dos principais participantes e um dos pilares para utilizar de forma descomplicada as tecnologias blockchains.

A ARK não é concorrente de outras criptomoedas; é o oposto, pois tenta ajudar outras criptomoedas a prevalecer, construindo seu ecossistema com várias tecnologias, como o SmartBridge e o Push Deployable Blockchain (que vai ficar para um próximo post).

Espero que isso tenha sido útil para fornecer uma visão geral básica do que é o ARK.