CONHECIMENTO SOBRE BITCOIN, BLOCKCHAIN & ALTCOINS

o que é?

Uma breve explicação sobre cada um dos temas:
BLOCKCHAIN

A fascinante tecnologia por trás das criptomoedas é um registro globalmente distribuído, onde milhares de computadores formam a rede. O blockchain garante que todas transações realizadas sejam seguras por meio de princípios matemáticos complexos e avançada criptografia.

BITCOIN

O bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada do mundo. Ninguém o controla, porque sua manutenção depende de uma rede mundialmente distribuída de computadores. Todos os usuários estão a todo instante monitorando o sistema, fazendo com que as regras programadas sejam cumpridas.

ALTCOIN

Altcoins são moedas ou tokens digitais, similares ao Bitcoin. Representam uma tecnologia e tem finalidades diferentes que vão depender do seu propósito de criação. Uma altcoin é um projeto utilizando a tecnologia Blockchain. Não se investe somente em uma moeda virtual, mas aposta-se em uma tecnologia.

"Um dia todos usarão moedas virtuais, ou ninguem usará"

O BLOCKCHAIN PODE SE TORNAR A TECNOLOGIA MAIS DISRUPTIVA DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um avanço fundamental na computação, que se baseia em 20 anos de pesquisa em moeda criptográfica e 40 anos de pesquisa em criptografia, por milhares de pesquisadores de todo o mundo.
"A maior evolução socieconômica moderna"

O Blockchain faz o papel do terceiro confiável, através de avançada programação e criptografia de alto nível, permitirá evoluirmos da era da Internet da Informação para a Internet de Valor. Tem potencial para alterar a maneira como transacionamos todos os tipos de ativos, desde dinheiro ou registro de estoques, propriedades físicas como carros e casas ou até ativos intangíveis como votos, ideias ou informações. A propriedade dos ativos é inserida no registro global e confirmada pelos protocolos criptográficos e pela comunidade responsável pela mineração. O blockchain possui o conceito de ser "trustless" no sentido de que um usuário não precisa confiar na outra parte na transação, ou em um intermediário central (um banco), e sim nas propriedades do sistema.

  • Uma arquitetura sem um único ponto de falha, como a maioria utilizada nos dias atuais.

  • Hackear uma rede distribuída significa ter de "enganar" toda a rede, o que é computacionalmente impossível.

  • O registro global é público, qualquer pessoa pode conferir se uma transação é valida.

  • O Bitcoin foi apenas o começo, as possibilidades de criação utilizando blockchain são infinitas.

BLOCKCHAIN & BITCOIN

Entender que ser usado como moeda virtual é apenas uma das aplicações que pode ser feita com a tecnologia blockchain é fundamental para entender como ela pode otimizar diversos setores de nossa sociedade, desde finanças, aviação, até ajudar países pobres a serem mais justos.

Aprenda os principais termos e conceitos sobre o universo das criptomoedas. Veja o glossario do bitcoin e blockchain.

@CRIPTOWORLD

Clareando o caminho para o conhecimento sobre Bitcoin, Blockchain e Altcoins